Diferença entre versão e revisão nas Normas ISO
Em período de revisão das normas ISO é normal ter dúvidas sobre o processo, principalmente quando é a primeira vez que sua empresa que é certificada passa por um período de revisão.
Por isso mesmo, nós trouxemos alguns esclarecimentos que vão te auxiliar a se posicionar, para que possa compreender o que fazer e quais são os cuidados que precisa adotar para que sua empresa não perca o selo de qualidade ISO.
O que é Revisão e Versão nas Normas ISO?
A revisão é um processo de atualização da norma ISO, enquanto a versão se refere ao ano de publicação daquela norma.
Por exemplo, no caso da ISO 9001, a versão atual foi publicada em 2015. Em outras palavras, as empresas que buscam obter a certificação em 2025 precisam cumprir todos os requisitos da versão 2015.
Contudo, é esperado que em 2026 exista a publicação da revisão da norma. O que significa que a partir de 2026 todas as empresas que desejam o selo precisarão se adaptar à nova versão para que consigam obter o selo desejado.
Qual o principal objetivo das revisões?
As revisões têm como objetivo estabelecer diretrizes que são mais modernas e atualizadas para que estejam de acordo com as práticas de mercado.
Por isso, é importante que as revisões ocorram periodicamente. E para tal, o processo conta com consulta pública e milhares de profissionais envolvidos. É justamente por isso que a revisão não é rápida.
Em 2024 já ocorriam reuniões e produção de rascunhos da normativa que será finalizada e publicada como a ISO 9001:2026.
É importante saber que após a publicação a empresa tem um período de tempo para compreender e se adaptar, visando manter seu selo já adquirido.
Portanto, é preciso acompanhar as atualizações das normas ISO, com o intuito de garantir que a empresa possa ter excelentes resultados mantendo sua titulação de padrão de qualidade.
Quando as revisões devem ser feitas?
As revisões não são feitas necessariamente a cada 5 ou 10 anos. O que ocorre é que a ISO considera as mudanças de mercado para que possa fazer uma revisão de suas normas.
Por isso mesmo, o processo não é engessado de acordo com um período de tempo em que a normativa obrigatoriamente deveria ser atualizada.
O processo é feito com maior fluidez, para que seja possível acompanhar as mudanças de mercado e garantir que as normativas estejam atualizadas.
Afinal, o objetivo é atestar a qualidade da empresa. E isso não se limite ao sistema utilizado, forma de atendimento e outros pontos já conhecidos. À medida que a tecnologia transforma o mercado, as normativas são atualizadas com a finalidade de acompanhar as mudanças.
Toda empresa que possui o selo ISO precisa estar atenta para a devida manutenção de seu padrão de qualidade.
De modo que, possa acompanhar as atualizações da normativa e consiga obter excelentes resultados mantendo seu selo. Uma vez que, as empresas que deixam de fazer esse acompanhamento tendem a perder o selo obtido.
Conclusão
Precisa de auxílio com as normas ISO? Seja para obter a certificação ou para auxiliar sua empresa a se adaptar às novas versões da norma, conte com o auxílio da nossa equipe.
Na Focus atuamos em três frentes: a consultoria ISO, auditoria interna e treinamento na companhia.
Dessa forma, conseguimos auxiliar sua empresa a obter a certificação desejada e manter o selo. Uma vez que, a perda de padrão de qualidade acaba ocasionando a perda de certificação que foi obtida.
Entre em contato conosco, obtenha um orçamento e aproveite a possibilidade de ter uma equipe especializada te auxiliando a obter a sua certificação de qualidade.